GRUPOS DE TRABALHO


GT 1 - HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE E DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES

Coordenação: Prof. Dr. Francisco Ari de Andrade (UFC), Profa. Dra. Maria Antônia Teixeira da Costa (UERN) e Profa. Ms. Silvia Helena de Sá Leitão (UERN).

EMENTA:
O processo de construção da profissão docente e das instituições escolares no Brasil. História da formação de professores. Trajetórias e narrativas de formação de professores. Representações da Profissão Docente. A profissionalização do professor e a construção de sua identidade. O desenvolvimento pessoal e profissional do professor. A instituição das instituições escolares na Idade Contemporânea. A história e memória das instituições escolares a partir de seus professores.  As instituições escolares no Brasil nos séculos XIX, XX, XXI. A história das Escolas Normais e dos Grupos Escolares.


GT 2 - DIVERSIDADE E INCLUSÃO: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA, FORMAÇÃO 

Coordenação: Profª. Drª. Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro (UERN); Assistente Social e Mestranda Sônia Alves Bezerra Lins (DAIN/UERN) e a Profª. Mestranda Mifra Angélica Chaves da Costa (UERN).

EMENTA: 
Discussão e troca de experiências buscando contribuir com a ruptura dos paradigmas até então vigentes, pautados na exclusão, na segregação e na violação dos direitos e respeito à diversidade. Inclusão na educação. Desafios e possibilidades. Narrativas de vivências sobre diversidade e inclusão nas escolas, na academia, narrativas orais de comunidades contemporâneas e locais.


GT 3 - TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA VIDA DO PROFESSOR

Coordenação: Profª. Doutoranda Regina Santos Young (UERN), Prof. Ms. Alex Carlos Gadelha (UERN) e Profª. Mestranda Nalígia Maria Bezerra Lopes (UERN).

EMENTA: 
Letramento digital na formação do professor. Interfaces e ferramentas digitais em práticas educativas presenciais e a distância. Redes colaborativas para formação docente. Gêneros digitais em processos de ensino e de aprendizagem. Objetos de aprendizagem.


GT 4 - PAULO FREIRE, EDUCAÇÃO POPULAR, MOVIMENTOS SOCIAIS 

Coordenação: Profª. Drª. Maria Hostina Ferreira do Nascimento (UERN) e Prof. Ms. Emerson Augusto de Medeiros (UERN).

EMENTA:
Este GT propõe debates sobre a educação exercida junto aos movimentos sociais, agregando também temáticas que focalizem a educação popular, compreendendo a educação como fruto de relações sociais do homem com o outro, consigo e com o mundo em âmbitos escolares e/ou não-escolares. Como objetivo destaca-se o estudo e a socialização de propostas de educação desenvolvidas pelos movimentos sociais e/na educação popular interconectadas no bojo educacional do país. Assim, o GT pretende reunir diálogos que versem acerca de experiências em contextos, nos quais a educação para a diversidade esteja em consonância com a formação humana, social, cultural e política do sujeito.


GT 5 - CORPO, MOVIMENTO E LUDICIDADE DE HOMENS E MULHERES EM CONTEXTOS LOCAIS

Coordenação: Prof. Ms. José Márcio da Silva Costa (UERN), Prof. Esp. José Evangelista de Lima (UERN) e a Profª. Ms. Núzia Roberta Lima (UERN).

EMENTA: 
Este GT busca oportunizar a divulgação de estudos, pesquisas e outras formas de investigações que versem sobre o corpo, o movimento e a ludicidade, suas expressões em espaços escolares e não escolares. O corpo como espaço de prazer e de denúncias, de movimentos, de formas amplas de linguagens. Os limites e as possibilidades do corpo, do movimento e da ludicidade nos diversos espaços sociais.


GT 6 - EDUCAÇÃO E CIDADANIA: UM OLHAR SOBRE CONTEXTOS LOCAIS
  
Coordenação: Prof. Dr. Jean Mac Cole Tavares Santos (UERN), Profª. Drª. Patrícia Cristina de Aragão Araújo (UEPB) e Maria Kélia da Silva (PET - Pedagogia/UERN).

EMENTA:
Este grupo de discussão propõe congregar trabalhos e pesquisas, concluídos ou em andamento, que articulem a relação entre cidadania e educação. É, então, um espaço para debate sobre questões como a cidadania cultural, educativa e política, a memória de professores/as, a história da instituição escolar, a memória das práticas curriculares na formação docente, as culturas e práticas educativas escolares, a biografia de docentes, a memória de alunos e suas narrativas escolares, a memória das práticas de educação inclusiva, entre outras, possibilitando novos olhares sobre a educação a partir de contextos locais.


GT 7 - GÊNERO E SEXUALIDADE: A EMERGÊNCIA DE UMA PEDAGOGIA QUEER

Coordenação: Prof. Dr. Sandro Soares de Souza (UERN), Prof. Ms. Robson Oliveira Basílio (UERN), Profª Drnda. Maria Leuça Teixeira Duarte (UFRN) e a Profª Dra. Leilane Assunção (UFRN).



EMENTA:
Gênero e sexualidade para além do natural e do biológico. Estudos e crítica da modernidade sobre a  Teoria Queer, lésbicos e gays. Políticas das identidades e demandas à escola. Erotismo, dissidência sexual e domesticação dos prazeres. Marcadores sociais da diferença: sexualidade, corpo, raça e classe. Novas famílias, outras conjugalidades e modos de vida não conjugais. Heteronormatividade, sexismo e direitos sexuais.


GT 8 - VELHICE E SOCIABILIDADE: MEMÓRIAS, LAÇOS, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, FORMAÇÃO.

Coordenação: Profª. Ms. Maria do Socorro da Silva (UERN), Profª. Esp. Vera Lúcia de Abreu (UERN) e Profª. Drª. Gilcélia Batista de Góis.

EMENTA: 
Novos olhares e concepções sobre o envelhecimento. As representações sociais da velhice sob as quais as semelhanças, desigualdades sociais e culturais se configuram. A categoria terceira idade como fruto do processo positivo crescente de velhice. A inserção do idoso nos bancos escolares. Fatores determinantes para o cenário da velhice hoje: longevidade, produtividade, disciplina, hedonismo e qualidade de vida. Os diferentes espaços do cuidar do idoso: instituição de longa permanência e família. Políticas públicas de proteção e inclusão social da pessoa idosa. As relações afetivas construídas nos espaços de sociabilidade. As experiências como mecanismos de formação e preservação da memória idosa. A expressão corporal do idoso por meio da música. A identidade idosa baseada na experiência do envelhecer. O mercado promissor do consumidor da terceira idade. Formação de redes de cooperação e integração nos espaços coletivos. A questão de gênero na velhice.

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