Nº
|
TÍTULO DA COMUNICAÇÃO ORAL
|
AUTOR/A
|
|
1.
|
NARRATIVAS
AUTOBIOGRÁFICAS SOBRE A IDENTIDADE PROFISSIONAL NOS PRIMEIROS ANOS DA
DOCÊNCIA - O ESTADO DA ARTE
|
Aleksandra
Nogueira de Oliveira Fernandes
Normandia
de Farias Mesquita Medeiros
|
|
2.
|
A
(AUTO) BIOGRAFIA E A PROFISSÃO PROFESSOR: EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CURSO DE
LICENCIATURA PEDAGOGIA/UERN
|
Gessione
Morais da Silva
Emerson
Augusto de Medeiros
|
|
3.
|
O
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONCEPÇÃO DO PROFESSOR COLABORADOR: REELABORAÇÃO DE
SABERES DOCENTES
|
Maria Cleonice Soares
Normandia Farias de Mesquita Medeiros
|
|
4.
|
COMO ME
CONSTITUIR O PROFESSOR (PESSOA) QUE SOU? REFLEXÕES SOBRE O PERCURSO FORMATIVO
E ATUAÇÃO PROFISSIONAL
|
João
Junior Fernandes de Morais
Maria
Antônia Teixeira da Costa
|
|
5.
|
A
CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DOCENTE: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA
|
Edriano Pereira da Silva
Andressa Arruda de Lima
Falconiere Leone Bezerra de Oliveira
|
|
6.
|
NAS
TESSITURAS DE UM “EU”: HISTÓRIA DE VIDA
|
Maria
Ferreira de Oliveira Cunha
Gessione
Morais da silva
Emerson
Augusto de Medeiros
|
|
7.
|
O
PROFESSOR INICIANTE E A CONSTRUÇÃO DO HABITUS PROFESSOAL.
|
Antonia Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira
Gilberliane Mayara Andrade Melo
|
|
8.
|
ANÁLISE
DA NARRATIVA À LUZ DE MICHAEL POLLAK
|
Rosa
Maria de Andrade Pontes
Arilene
Maria Soares de Medeiros
|
|
9.
|
IDENTIDADE
DOCENTE: NOS FIOS DA HISTÓRIA
|
Morgana Léa Melo Brilhante
Maria Rosaline Fernandes Oliveira
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
10.
|
MEMÓRIAS
DE FORMAÇÃO NO CURSO DO MAGISTÉRIO 2º GRAU
|
Rosivania
Maria da Silva
Maria
Antônia Teixeira da Costa
|
|
11.
|
CAMINHOS
PERCORRIDOS POR UMA PROFESSORA DO INTERIOR CEARENSE, NA FORMAÇÃO DE OUTROS
PROFESSORES.
|
Maria Theresa Costa Zaranza
|
|
12.
|
EXPLORANDO
AS IDENTIDADES DOCENTES DO ENSINO RELIGIOSO NO RIO GRANDE DE NORTE
|
Valdicley
Euflausino da Silva
Araceli
Sobreira Benevides
|
|
13.
|
O
LÚDICO NA APRENDIZAGEM: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS DO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO
INFANTIL
|
Antônio Valker de Oliveira Leal
Janaina Maia de Paula Lima
Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro
|
|
14.
|
IDENTIDADE
DOCENTE: DA HISTÓRIA DE VIDA AOS SABERES NA/DA FORMAÇÃO INICIAL
|
Karla
Kaliane da Silva
Luana
Thainá Dantas Alves Cardoso
Maria
Jessica Danielly de Lima
Emerson
Augusto de Medeiros
|
|
15.
|
REFLEXÕES
SOBRE AS INCONSTÂNCIAS E EFEITOS QUE VIVENCIAMOS NA NOSSA HISTÓRIA DE VIDA.
UMA NARRATIVA BIOGRÁFICA DE MINHA HISTÓRIA.
|
José Victor dos Santos
Maria Antônia Teixeira da Costa
|
|
16.
|
SABERES E PRÁTICAS
EDUCATIVAS DE PESSOAS IDOSAS NEGRAS NAS TESSITURAS DA CULTURA ESCOLAR:
MEMÓRIA E INCLUSÃO NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE ESCOLAR
|
Patrícia Cristina de Aragão Araújo
|
|
17.
|
CAMINHOS
DA VIDA: ESTUDO DE CASO SOBRE MINHA EXPERIÊNCIA COMO SURDO EM CARAÚBAS-RN
|
Francisco de Acaci Viana Neto
Maria
Antônia Teixeira da Costa
|
|
18.
|
SABERES
E APRENDIZAGENS DE DISCENTES CAMPONESES NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UERN: A
EXPERIÊNCIA EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
|
Ana
Paula Marinho de Lima
Ana
Lúcia Aguiar Lopes Leandro
Ellen
Cristina Maia Nobre
|
|
19.
|
O
ENSINO DE VIOLÃO EM REGIME FECHADO: A EXPERIÊNCIA NO COMPLEXO PENAL ESTADUAL
AGRÍCOLA DR. MÁRIO NEGÓCIO.
|
Degivaldo Avelino da Silva
Alexandre Milne-Jones Náder
|
|
20.
|
A
“PALAVRAMUNDO” CAMPONÊS: NARRATIVAS E EXPERIÊNCIAS EM UM PROJETO DE INICIAÇÃO
CIENTIFICA
|
Ellen
Cristina Maia Nobre
Ana
Paula Marinho de Lima
Ana
Lúcia Aguiar Lopes Leandro
|
|
21.
|
EXPERIÊNCIAS
DE SI: (AUTO) BIOGRAFIA E FORMAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO
|
Francisca Elza Tôrres Fernandes
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
22.
|
MEMÓRIA
E DE VIDA DE MÃES COM FILHOS COM SÍNDROME DE DOWN. HISTÓRIAS
|
Shirleyanne
Santos Aquino1
Emerson
Augusto de Medeiros2
Ana
Lúcia Aguiar Lopes Leandro3
|
|
23.
|
A
ESCRITA DE SI COMO RECURSO FORMATIVO PARA (RE) SIGNIFICAR A INCLUSÃO
|
Gledcy Maria de Sales
Emerson Augusto de Medeiros
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
|
|
24.
|
MEMÓRIA,
FORMAÇÃO E PESQUISA AUTOBIOGRÁFICA: RASCUNHOS DE MIM
|
Ana
Glícia de Souza Medeiros
Maria
Antônia Teixeira da Costa
|
|
25.
|
HISTÓRIA
ORAL E TRADIÇÃO: A MEMÓRIA SAUDADE NAS NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE UM
VAQUEIRO
|
Francinilda Honorato do Santos
Honorato dos Santos - Sítio Sereno
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
|
|
26.
|
ORIENTAÇÃO
E MOBILIDADE: EXPERIÊNCIA DE UMA APRESENTAÇÃO, DO TRABALHO, EM EVENTO DE
CIÊNCIA E PESQUISA
|
João
Zacarias de Sousa Neto
Ana
Lucia Aguiar Lopes Leandro
|
|
27.
|
BULLYING:
A INTOLERÂNCIA NA ESCOLA
|
Vicente Celeste de Oliveira Júnior
Maria Anailde Fernandes Viana Moura
|
|
28.
|
ANÁLISE
DA ABORDAGEM AVALIATIVA DOS PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL 1
|
Maria
Geiza Ferreira Freire
|
|
29.
|
UM
ESTUDO DE CASO SOBRE DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO
ATENDIMENTO
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO DE UMA ESCOLA
PÚBLICA
DE MOSSORÓ/RN.
|
Maria Márcia de Oliveira
|
|
30.
|
AUTOBIOGRAFIA
E FORMAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENCONTRO COM O OBJETO DE PESQUISA
|
Mifra
Angélica Chaves da Costa
Ana
Lúcia Aguiar Lopes Leandro
|
|
31.
|
O
PROCESSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DO POETA POPULAR
|
Pedro Augusto de Queiroz Ferreira
Ailton Siqueira de Sousa Fonseca
|
|
32.
|
TRADIÇÃO
E CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO
CIDADÃ
DA JUVENTUDE DO QUILOMBO DE SANTANA-PE ATRAVÉS DOS
SABERES
TRADICIONAIS.
|
Pedro
Fernando dos Santos
Ana
Lúcia Aguiar Lopes Leandro
|
|
33.
|
MINHA
EXPERIÊNCIA DE VIDA-FORMAÇÃO: UMA VIAGEM AO PASSADO RECONSTRUINDO O PRESENTE
|
Sônia Alves Bezerra Lins
Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro
|
|
34.
|
A
EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS NO DESENVOLVIMENTO
DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DO NORTE – UERN.
|
Vanessa
de Oliveira Carvalho
|
|
35.
|
REFLETINDO
SOBRE ADAPTAÇÃO ESCOLAR NO ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CURSO DE PEDAGOGIA
DA FE/UERN: ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR
|
Viviane Santos de Lima
Karla Kaliane da Silva
Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
|
|
36.
|
PROFESSORA,
MEU COLEGUINHA NÃO ENXERGA. COMO ELE VAI APRENDER?
|
Iure
Coutre Gurgel
|
|
37.
|
O
QUE NOS DIZEM AS CRIANÇAS CEGAS SOBRE SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO/INCLUSÃO?
|
Felipe Franklin Medeiros Ribeiro
|
|
38.
|
UMA
ABORDAGEM SOBRE A UTILIZAÇÃO DO DISPOSITIVO PORTAL DO PROFESSOR NO CURSO DE
PEDAGOGIA DA UERN
|
Jônatas
Andrade de Oliveira
Mayra
Rodrigues Fernandes Ribeiro
Francisca
Elza Tôrres Fernandes
|
|
39.
|
O
ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA.
|
Amanda Thaís Freire Gomes
Ranieli Amorim Carvalho
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
40.
|
O
MUSEU HISTÓRICO LAURO DA ESCÓSSIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA
NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN
|
Andressa
Arruda de Lima
Edriano
Pereira da Silva
Emerson
Augusto de Medeiros
|
|
41.
|
VOZES
“NAS PEDRAS IRREGULARES DO CALÇAMENTO”: RELATOS DE PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
EM MOSSORÓ (RN)
|
Cleylton Rodrigues da Costa
|
|
42.
|
EDUCAÇÃO
FORMAL E EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: ARTICULAÇÕES E COMPREENSÕES
|
Danielle
Dangela da Costa Dantas
Janaína
de Assis Cortez
Emerson
Augusto de Medeiros
|
|
43.
|
A
PEDAGOGIA E O PEDAGOGO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
|
Edinária Marinho da Costa
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
44.
|
COMO
DESENVOLVER UMA CULTURA AGROECOLÓGICA? ADAPTAÇÃO À VISÃO DE PAULO FREIRE
|
Ms.
Helenaide Gomes de Paiva
|
|
45.
|
HOMEM
DO CAMPO E EMPODERAMENTO FACE AO AGRONEGÓCIO EM UMA CIDADE DO RN: UM RELATO
DE EXPERIÊNCIA
|
Kênnia Stephanie Morais Oliveira
Jéssica Micaele Rebouças Justino
Francisca Patrícia Barreto de Carvalho
|
|
46.
|
ELIZABETH
TEIXEIRA: UM EXEMPLO PARA EDUCAÇÃO DO CAMPO
|
Kilva
Teixeira da Silva
|
|
47.
|
EDUCAÇÃO
PARA A PAZ: (RE) PENSAR A FORMAÇÃO DO SUJEITO NO CAMPO DA EDUCAÇÃO NÃO FORMAL
|
Marcos Aurélio Sousa de Medeiros
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
48.
|
AS
CONTRIBUIÇÕES DO MOVIMENTO DE CULTURA PUPULAR (MCP) PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA
|
Maria
Aparecida Alves da Costa
Allan
Phablo de Queiroz
|
|
49.
|
EDUCAÇÃO:
VERSANDO CONCEITOS, FIANDO SIGNIFICADOS
|
Mariana de Souza Holanda
Aurelyana Oliveira de Freitas Morais
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
50.
|
BIOTECNOLOGIA
E (AUTO)BIOGRAFIA: A ESCRITA DE SI COMO RECURSO PARA (AUTO) FORMAÇÃO
|
Mário
Luan Silva
|
|
51.
|
DE
MÃOS DADAS COM OS MOVIMENTOS SOCIAIS: UM OLHAR A PARTIR DAS PROFESSORAS
MILITANTES
|
Maria da Conceição Fernandes de França
|
|
52.
|
EDUCAÇÃO
COMO PRÁTICA PARA A LIBERDADE: DIÁLOGOS E ENTEDEMIMENTOS COM/NA EDUCAÇÃO
POPULAR
|
Emerson
Augusto de Medeiros
Priscila
Kaline Lima do Nascimento Costa
Hostina
Maria Ferreira do Nascimento
|
|
53.
|
HISTÓRIAS
E NARRATIVAS DE EDUCANDOS DO MOVA BRASIL EM ASSÚ /RN: UM OLHAR DIMENSIONADO
ENTRE O SABER E O FAZER
|
Simone
Fernandes Alves
Verônica Dantas de Araújo Albanos
Aldeci Fernandes da Cunha
|
|
54.
|
E
PRÁTICA: NARRATIVA (AUTO) BIOGRÁFICA DE UMA PEDAGOGA QUE LECIONA A DISCIPLINA
CORPO, MOVIMENTO E LUDICIDADE
|
Núzia Roberta Lima
Normândia de Farias Mesquita Medeiros
|
|
55.
|
A
BRINCADEIRA E A LINGUAGEM DO MOVIMENTO: DIMENSÕES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
|
Sonally Albino da Silva Bezerra
Edilene da Silva Oliveira
Núzia Roberta Lima
|
|
56.
|
EDUCAÇÃO
DE JOVENS E ADULTOS: EXPERIÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO II.
|
Érica
Renata Clemente Rodrigues
|
|
57.
|
MEMÓRIA, REGISTRO E IDENTIDADE DA MENTALIDADE
EMPREENDEDORA COMO FONTE DE METODOLOGIA DE ENSINO INOVADORA PARA A DISCIPLINA
DE EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE GESTÃO.
|
José Orlando Costa Nunes
Raimundo Nonato de Morais Silva
|
|
58.
|
OS
ATORES DA PEDAGOGIA SOCIAL REINVENTANDO A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA
UFERSA-CARAÚBAS: UM MOVIMENTO PELA CIDADANIA
|
Gilberliane
Mayara Andrade Melo
Antonia
Maíra Emelly Cabral da Silva Vieira.
|
|
59.
|
DITOS
E DESDITOS SOBRE A GENÊSE DO CONFLITO NA CRISE DA ESCOLA
|
Priscila Kaline Lima do Nascimento Costa
Verônica Yasmim Santiago de Lima
Emerson Augusto de Medeiros
|
|
60.
|
DEMOCRACIA
E CIDADANIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO: UMA CONQUISTA POSSÍVEL?
|
Maria
Goretti Silva
Érica
Renata Clemente Rodrigues
Stephanie
Dantas
|
|
61.
|
GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO: POR UM
MUNDO ONDE CAIBAM TODOS OS MUNDOS
|
Maria Juliana de Macêdo Silva
Lunaa Terezza Rifani Rebouças
Sandro Soares de Souza
|
|
62.
|
CORPOS
INCOERENTES: OFICINAS-INTERVENÇÃO DE PEDAGOGIA QUEER
|
Sandro Soares de Souza
Fábbio Targino
|
|
63.
|
O EXERCÍCIO FÍSICO COMO EXPRESSÃO DE VITALIDADE
NA TERCEIRA IDADE: UMA AMOSTRA DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO GRUPO DE
IDOSOS PASSO A PASSO DA CIDADE DE GROSSOS-RN.
|
Henriqueta
Malveira Freitas
Larissa
Jessica Ferreira de Souza
Maria do Socorro da Silva
|
|
64.
|
A
VOZ E A VEZ DA MEMÓRIA IDOSA: MODOS E HISTÓRIAS DE VIDA NO AMANTINO CÂMARA.
|
Camila
Mesquita Soares
Marcia
Rejane
Maria
do Socorro da Silva
|
|
65.
|
“SAINDO
DA CAVERNA”: O RETORNO DO IDOSO AOS BANCOS ESCOLARES
|
Maria do Socorro da Silva
|
|
66.
|
UMA
REFLEXÃO ACERCA DA CONDIÇÃO HUMANA COMO ESTRATÉGIA DE SENSIBILIZAÇÃO SOBRE OS
DIREITOS DOS IDOSOS.
|
Nychollas
Bruno Aires de Morais
Alanna
de Queiroz Maciel
Laryssa
Dayanna Costa Ferreira
|
|
67.
|
UMA
BREVE DESCRIÇÃO DAS EXPERIÊNCIAS DOS IDOSOS DA COLÔNIA DOS PESCADORES DA
BARRAGEM DE SANTA CRUZ
|
Galvânia Dária Matoso Galvão
Carla Claudinélia de Morais
Maria do Socorro da Silva
|
|
68.
|
ENSINAR
PARA A VIDA: UMA EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA PROCESSO SAÚDE/DOENÇA DA TERCEIRA
IDADE
|
Francisca
Patrícia Barreto de Carvalho
Amélia
Carolina Lopes Fernandes
Lucídio Clebeson Oliveira
|
segunda-feira, 2 de dezembro de 2013
LISTA DE TRABALHOS APROVADOS NO I ERNAB
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário